Lançado o Barômetro AMB
No caso do assassinato bárbaro de três jovens, levados em veículo do Exército para uma favela rival, no Morro da Providência, na cidade do Rio de Janeiro, chama a atenção o fato de que a reação indignada da sociedade se deu mais em relação ao comprtamento dos integrantes das Forças Armadas do que com os próprios traficantes assassinos.
Semana passada, a Associação dos Magistrados Brasileiros, a AMB, lançou uma pesquisa que pode em parte explicar esse comportamento da sociedade. Denominada “Barômetro AMB”, a pesquisa foi realizada em maio e ouviu mil e quinhentos brasileiros maiores de 18 anos. O objetivo era descobrir quais as instituições brasileiras inspiravam mais confiança nos cidadãos. E o primeiro lugar explica a indignação com os acontecimentos no Rio de Janeiro.
Justamente as Forças Armadas apareceram com o maior grau de confiabilidade da sociedade, com 78%, seguida da Igreja Católica (72%), e da Polícia Federal, com 70%. Para a cidadania, a reação da comunidade carioca se deu com a mesma intensidade da frustração causada pela quebra da confiança. Afinal, se nem as Forças Armadas, que todos confiam, conseguem conter a impunidade e a delinqüência, na verdade misturando-se a elas, o que se pode esperar de melhoria para o futuro?
Na outra ponta da pesquisa, nenhuma surpresa. Os que menos desfrutam da confiança dos cidadãos são as instâncias da classe política: as Câmaras de Vereadores, com 26%, a Câmara dos Deputados, com 24%, e, por último, os partidos políticos, com apenas 22%.
A AMB avisa que o Barômetro será atualizado trimestralmente, tornando-se, dsde já uma importante ferramenta da cidadania. Aqui no portal da Voz do Cidadão vocês podem baixar a íntegra da pesquisa, para conhecer e repassar para os seus contatos.